terça-feira, 20 de setembro de 2011
Copo descartável comestível e ecologicamente correto... que tal?
Uma surpresa agradável para o final de férias das crianças pode ser tornar uma brincadeira divertida também em uma festa para amigos. Que tal brindar com um copo descartável colorido e ainda por cima comestível? Em defesa do sustentável, poderá argumentar que vai diminuir a quantidade de lixo. Os copos que ganharam o nome de “Jelloware”. São feitos de uma gelatina de algas conhecida como agár agár.
Foi criado por um escritório de design norte-americano, o The Way We See The World, e disponibilizado nos sabores limão com manjericão, gengibre com hortelã e alecrim com beterraba.
São comestíveis e também são biodegradáveis. Podem ser enterrados em locais próprios após o uso, já que servem de adubo para as plantas e não agridem o ambiente como o copo descartável de plástico. Se não quiser experimentá-los nem enterrá-los, você também pode guardar o “Jelloware” na geladeira para preservar sua consistência gelatinosa.
Fonte: http://style.greenvana.com
Por: Mariana de Amorim
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Garrafas PET, podem virar gasolina!
Que garrafa PET demora trocentos anos para se decompor (400 mais precisamente), que é o mal da humanidade na produção de lixo (coca na garrafa de vidro é bem mais gostosa), que pode ser reciclada e reutilizada para fazer bolsas, lâmpadas (lâmpadas?), artesanatos, etc etc etc. Todo mundo já sabe, ou pelo menos vai ficar sabendo com os links deixados acima; mas garrafa pet sendo transformada em gasolina? Difícil acreditar?
Uma empresa japonesa (tinha que ser asiático) chamada BLEST (se você domina japonês vai fundo no site, mas se não....nem o chrome consegue traduzir!) desenvolveu uma máquina, que consegue transformar alguns tipos de plásticos em óleos que processados podem se transformar em óleo diesel, querosene e gasolina.
É uma máquina pequena e que segundo o vídeo que segue, faz uma procedimento bem simples de derreter o plástico e depois colocá-lo em contato com a água, que pode ser de torneira diga-se de passagem.
Atualmente, este feito tecnológico está disponível apenas para empresas, mas segundo o professor Akinori Ito, o inventor, a ideia é expandi-la para que fique popular e possa ser usada por todos.
Plástico em combustível. por techgurubr
Agora imagina a cara dos Shakes do petróleo sabendo dessa notícia? Melhor o japa abri o olho, a morte dele deve está sendo encomendada!
Se essa máquina chegar aqui, vai ter muita gente revirando lixo, ainda mais com o preço que anda a gasolina! #oremos
Fonte: Coletivo verde
Por: Malumara
Por: Malumara
domingo, 28 de agosto de 2011
Biodigestores são alternativa para minimizar efeitos da produção
Que a produção de alimentos gera impacto ambiental todos estão cansados de saber. Porém nem todos conhecem as atividades que alguns produtores, incentivados pela consciência ($) de empresas beneficiadoras, realizam.
Com isso, uma matéria veiculada hoje no programa Globo Rural, mostra como a redução de impactos pode ser vantajosa do ponto de vista econômico e ambiental, associado à produção principalmente de suínos, no sul do Brasil.
Parte I
domingo, 26 de junho de 2011
Reaproveitamento de Energia
Depois do surgimento de notebooks que possuem células que captam energia solar para seu funcionamento (aqui), uma equipe de pesquisadores da universidade australiana RMIT propõem a conversão da energia mecânica que provêm do uso do teclado em energia elétrica, pelo simples uso de um filme piezoelétrico, que realiza essa conversão.
Segundo o co-autor do estudo Dr. Madhu Bhaskaran:
"O poder de piezelétrica poderia ser integrado em tênis de corrida para carregar telefones celulares, laptops, ou mesmo usado para converter a pressão arterial em uma fonte de energia.
Como a maioria dos produtos nanotecnológicos, o filme piezoelétrico não está pronto para o uso, porque ainda não é rentável para a fabricação, mas você pode imaginar um computador portátil que nunca esgote sua bateria porque é constantemente carregado simplesmente porque você o utiliza?
Isso seria um sonho tornando realidade.
E quem sabe um dia:
kidding!
Por: Ana Cláudia Lima
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Chapa Eleita
A muito tempo não postamos, devido ao transtorno de fim de semestre, mas felizmente está acabando.
A chapa eleita para o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental foi a única inscrita, a Hakuna Matata.
Os membros honorários são:
Qualquer duvidar, so mandar um email, ou comentar nesse post.
A chapa eleita para o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental foi a única inscrita, a Hakuna Matata.
Os membros honorários são:
Nome: Alisson Rodrigues Castro
Matricula: 100044
Cargo Assumido: Membro Honorário
Nome: Ana Claudia Lima de Sousa
Matricula: 100046
Cargo assumido: Tesoureira
Nome: Andrea Cristina Fonseca Alves
Matricula: 115236
Cargo assumido: Auxiliar da diretoria de Cultura e Eventos
Nome: Aquila Silva Levindo
Matricula: 100047
Cargo assumido: Vice-Presidente
Nome: Guilherme Milhomem da Silva
Matricula: 100063
Cargo assumido: Presidente
Nome: Isabella Almeida Costa
Matricula: 110094
Cargo Assumido: Membro Honorário
Nome: Luíza Virgínia Duarte
Matricula: 115240
Cargo Assumido: Membro Honorário
Matricula: 115240
Cargo Assumido: Membro Honorário
Nome: Malumara Ferreira Silva
Matricula: 100072
Cargo Assumido: Diretora de cultura e eventos
Nome: Mariana de Amorim Vieira Bento
Matricula: 110106
Cargo Assumido: Membro Honorário
Nome: Paola Cristine Hungerbuhler
Matrícula: 110111
Cargo Assumido: Membro Honorário
Nome: Renata Benfica Lima e Silva
Matricula: 110114
Cargo Assumido: Auxiliar da diretoria de Cultura e Eventos
Nome: Samara Silva Soares
Matrícula: 110115
Cargo Assumido: Membro Honorário
Nome: Sandro Paiva Sousa
Matricula: 100083
Cargo Assumido: Diretor de Assuntos Acadêmicos
Nome: Uendel Alves Pereira
Matricula: 110117
Cargo Assumido: Auxiliar da diretoria de Assuntos AcadêmicosQualquer duvidar, so mandar um email, ou comentar nesse post.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
XIII FICA - 2011
Esse ano ocorrerá nos dias 14 a 19 de junho de 2011.
Um pouco sobre o festival:
A Cidade de Goiás transforma-se, a cada mês de junho, em um grande palco, agora, para viver mais uma edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
Desde o início, o festival busca fortalecer-se como palco das discussões da temática ambiental dentro de um conceito mais amplo, que combine desenvolvimento com a melhor qualidade de vida no planeta. Nesse aspecto, o Fica abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam à mais ampla abordagem das questões do meio ambiente. Por essa linha de ação busca ainda reforçar a consciência para a melhor relação homem/natureza.
Na verdade, o Fica vai além do cinema. Possui uma programação multicultural paralela, pondo em cena espetáculos que valorizam a criação musical, o teatro, a dança e literatura. O alcance e os benefícios do festival são imensos. Durante sua realização, o turismo se amplia, e com ele o número de empregos. Na velha capital de Goiás, circulam informação, cultura e pessoas interessantes de todo o mundo. Enfim, o festival avança como precioso momento em que história, cultura e meio ambiente se encontram em nome da cidadania e de uma vida de melhor qualidade para todos.
Ano passado teve um público de150 mil, com varios cursos, oficinas e foruns.
Contatos:
Telefones:
+55 62 3225-3436
+55 62 3223-1313
Fax:
+55 62 3224-2642
E-mails
Geral: fica@fica.art.br
Produção nacional: prodnacional@fica.art.br (Márcia Deretti)
Produção internacional: prodinternacional@fica.art.br (Fabiana Duarte)
Cursos: oficinas@fica.art.br (Denise Coelho)
Muitos veteranos ja foram no FICA, para saber mais detalhes pergunte a eles.
E vão esse ano novamente, participem pois é uma experiencia nova.
OBS: Tem festas também.
fonte: http://www.fica.art.br/o-festival/
Por: Guilherme Milhomem
Um pouco sobre o festival:
A Cidade de Goiás transforma-se, a cada mês de junho, em um grande palco, agora, para viver mais uma edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
Desde o início, o festival busca fortalecer-se como palco das discussões da temática ambiental dentro de um conceito mais amplo, que combine desenvolvimento com a melhor qualidade de vida no planeta. Nesse aspecto, o Fica abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam à mais ampla abordagem das questões do meio ambiente. Por essa linha de ação busca ainda reforçar a consciência para a melhor relação homem/natureza.
Na verdade, o Fica vai além do cinema. Possui uma programação multicultural paralela, pondo em cena espetáculos que valorizam a criação musical, o teatro, a dança e literatura. O alcance e os benefícios do festival são imensos. Durante sua realização, o turismo se amplia, e com ele o número de empregos. Na velha capital de Goiás, circulam informação, cultura e pessoas interessantes de todo o mundo. Enfim, o festival avança como precioso momento em que história, cultura e meio ambiente se encontram em nome da cidadania e de uma vida de melhor qualidade para todos.
Ano passado teve um público de150 mil, com varios cursos, oficinas e foruns.
Contatos:
Telefones:
+55 62 3225-3436
+55 62 3223-1313
Fax:
+55 62 3224-2642
E-mails
Geral: fica@fica.art.br
Produção nacional: prodnacional@fica.art.br (Márcia Deretti)
Produção internacional: prodinternacional@fica.art.br (Fabiana Duarte)
Cursos: oficinas@fica.art.br (Denise Coelho)
Muitos veteranos ja foram no FICA, para saber mais detalhes pergunte a eles.
E vão esse ano novamente, participem pois é uma experiencia nova.
OBS: Tem festas também.
fonte: http://www.fica.art.br/o-festival/
Por: Guilherme Milhomem
domingo, 15 de maio de 2011
Estágios pelo Ciee
O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Goiás, é novo, por isso não podiamos pegar estágio (também devido a outros fatores).
Porem a partir da semana passada o curso foi cadastrado no ciee, com a ajuda do professor Paulo Scalize e do professor Alexandre Kepler, ou seja, podemos estagiar como graduandos em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Goiás.
Porem a partir da semana passada o curso foi cadastrado no ciee, com a ajuda do professor Paulo Scalize e do professor Alexandre Kepler, ou seja, podemos estagiar como graduandos em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Goiás.
Assinar:
Postagens (Atom)

